segunda-feira, 25 de abril de 2011

Tratado da argumentação x obrigado por fumar por Viviane Laprovita

O filme trata da exemplificação da arte da nova retórica na qual se refere Perelman. É a história de Nick Naylor, o principal porta-voz das grandes empresas de cigarros, que ganha a vida defendendo os direitos dos fumantes nos Estados Unidos.
Através de discursos de carater altamente coersivo, Nick manipula informações em entrevistas a programas de TV, onde seu discurso acaba por fazer diminuir os riscos do cigarro ao invés de aumentá-los. Utiliza a idéia de evidência para convencer seu auditório e realiza a arte de raciocinar a partir de opinioes geralmente aceitas.
Podemos afirmar que Nick se baseia na frase citada no texto, onde aparece a idéia de que "Em função de um auditório que qualquer argumentacao se desenvolve." para convencer seu público e criar uma imagem pública aceitavel para as empresas de cigarro.
Outra forma de retificar isso é o trecho do texto da página 7: " O que conservamos da retórica tradicional é a idéia mesma de auditório, que é imediatamente evocada assim que se pensa num discurso. todo discurso se dirige a um auditório, sendo muito frequente esquecer que se dá o mesmo com todo escrito, enquanto o discurso é concebido em funcao direta do auditório, a ausencia material de leitores pode levar o escritor a crer que está sozinho no mundo . conquanto na verdade seu texto seja sempre condicionado inconscientemente por aqueles a quem pretende digirir-se."
Podemos concluir, a partir das palavras de Perelman que o orador é obrigado a adaptar-se a seu auditório, sendo facilmente compreensivel que o discurso mais eficaz sobre um auditorio incompetente nao é necessariamente o que comporta a convicção do filosofo.
É o que faz o personagem principal do filme Obrigado por fumar, em seus discursos, utilizando a evidência para tornar o auditorio mais acessivel aos argumentos que lhe serão apresentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário