domingo, 24 de abril de 2011

GT 4 – Sessão 1 “Internet, campanhas eleitorais e instituições políticas”, por Bruno Pestana.

A primeira sessão do GT4 da Complítica foi iniciada pelo palestrante Sérgio Braga com o seguinte tema: "O uso da internet pelos candidatos aos governos estaduais e ao senado federal nas eleições brasileiras de outbro de 2010.". Em um dos momentos relevantes da palestra, o autor disse ter dividido os críticos do uso da internet pelos candidatos em dois grupos: os "ciberotimistas" e os "ciberpessimistas". Segundo Sérgio, o primeiro grupo defende a ideia de que o uso da internet pelos candidatos estaria gerando novas formas de democracia além do fato de que essa utilização da web contribui enormemente para que houvesse segundo turno em várias regiões. Já o segundo grupo, diz Sérgio, acredita que a internet alterou bem pouco as formas tradicionais de se fazer política. Já entre as conclusões, duas se destacam como bastante relevantes, uma diz respeito aos partidos de esquerda que, em se tratando de candidatos regionais, pouco aderiram às campanhas virtuais e outra é que os resultados apontaram para um padrão diferente do uso da web em relação as eleições anteriores, como, por exemplo, a enorme utilização de redes sociais substituindo mecanismos tradicionais como blogs, fóruns e chats.
Já a segunda palestra foi ministrada por Camilo Aggio e baseava-se no tema: "As campanhas políticas no twitter: uma análise do padrão de comunicação política dos três principais candidatos à presidência do Brasil em 2010". Segundo Camilo, o uso do microblog twitter pelos candidatos Dilma Roussef, Marina Silva e José Serra obteve excelente repercurssão pois há um número cada vez maior de eleitores que procuram informações fora dos meios massivos como rádio ou TV. Entre outros dados apresentados, um bastante interessante foi sobre os assuntos sobre os quais cada candidato mais postava: Dilma postava assuntos triviais e não só os interesses de campanha, José Serra postava bastante sobre os eventos onde esteve ou iria estar ou que estavam acontecendo em tempo real, Marina Silva, por sua vez, tratava sobre as suas propostas de campanha. Cabe salientar o fato de que essa última era assessorada no twitter, mas ainda assim ela dava opiniões diretas sobre o que postar. Numericamente, Marina postou 81 vezes sobre suas propostas enquanto Serra postou 38 vezes e Dilma Roussef postou apenas 3 vezes.

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