segunda-feira, 11 de abril de 2011

Bruno Rocha de Oliveira

Professor Afonso – Introdução a Comunicação Política

Resenha do filme “A Vila” e sua relação com O Mito Da Caverna

“A Vila” narra a história de uma comunidade auto-sustentável; comunidade esta rodeada por uma floresta repleta de seres aterrorizantes. A intenção do isolamento era a manutenção da paz e da tranquilidade, visando um sociedade “pefeita”. Havia uma espécie de contrato entre os moradores da vila e as criaturas da floresta, que estabelecia a limitação dos territórios de cada um. Assim sendo não seria “interessante” principalmente para os moradores da vila, quebrar essas regras.

No desenrolar da película é que vai se notando as semelhanças com o Mito da Caverna, de Platão. Os habitantes da vila, assim como os da caverna , são dominados pelo medo, medo do que pode estar do lado de fora de “seus mundos”. Na Vila, os moradores mais antigos inventaram a história das criaturas monstruosas na floresta porque assim achavam que estariam protegendo seus filhos da sociedade, vivendo no conceito de cidade, metrópole, que conhecemos hoje. No capítulo do Mito da Caverna, os homens não são acorrentados “psicologicamente” como em A Vila, mas as correntes físicas exercem a mesma cegueira da realidade exterior ao ambiente em que vivem.

As sombras, histórias, farsas e ilusões das duas histórias culminam na discussão sobre racionalidade e como pode ser destruidora a negação dos aspectos sensoriais/carnais/sentimentais numa tentativa ( quase sempre frustrada, como pode se observar nas histórias ) de alcançá-la como um “bem” maior e supremo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário