segunda-feira, 25 de abril de 2011

Resenha do filme " Obrigado por fumar"

O filme obrigado por fumar retrata além de uma historia sobre a industria do cigarro e o impacto disso com a sociedade, nos passando a importancia da argumentação para se chegar a adesão.
Comparando-o com o texto de Chaim Perelmam e Tyteca, o Tratado da Argumentação, nos faz comprrender a argumentação e seus fins conhecendo assim alguns elementos que o fundamentam. Distinguindo por ora o convencimento da persuassão.
Uma argumentação apresenta diversos argumentos que possibilitem um alcance com o verossimel , o provavel, porém nao sendo essa uma verdade. Argumentar é por-se do ponto de vista do intelocutor motivando-o a a adesão seja pelo envolvimento racional ( convencimento) ou emocional ( convencimento).
No filme podemos retratar isso através de um dialogo do pai com o filho " argumentar corretamente nunca se esta errado", tanto que o lobista Nick Naylor consegue de tal forma convencer a todos com sua argumentação mesmo se tratando de um debate tao polemico acerca dos maleficios do cigarro.( Esta fala se da na cena do pai auxiliando o filho no trabalho escolar sobre o gov americano).
Uma outra cena em para se destacar é a que o filho dia ao pai que nao convenceu a mae por base de negociação e sim usando um metodo argumentativo, baseado num metodoc contraditorio em que nao implica mostrar-lhe que ele estaria certo e sim ela como foco/objeto e que estaria errada. Dessa forma contraditoria o lobista também consegue sucesso ao convencer o ex personagem da propagando do Marlboro a ficar com o dinheiro e calar-se perante a midia.
O filme bem como o texto nos demosntra o processo de uma argumentação, suas estrategias e logicas, mostranto o papel do interelocutor em relação ao receptor,que nos faz concluir que a tarefa da argumentação é ter razão, uma forma sutil de manipulação.

Cibele Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário