segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Esclarecimento em uma Vila

Ivy e sua busca fora da Vila 

  O enredo do filme A Vila (The Village/2004), apresenta traços que podem ter equivalência com o texto a República de Platão, ainda que nem todos possuam o mesmo raciocínio. Os personagens que possuem maior expressividade são Lucious, Ivy e seu pai.
  A vila foi fundada por um grupo de pessoas (anciões), que haviam tido perdas expressivas de membros de suas famílias. A partir da ideia do pai de Ivy, saíram da cidade que é denominada como maldita e seus membros também, para formar uma sociedade onde a inocência seria defendida e mantida. Era o ideal de uma sociedade que se auto sustenta e evolui em harmonia, onde o empenho leva ao progresso.
  Para manter o grupo, são utilizados artifícios, histórias fantasiosas por parte dos anciões, desestimulando assim os demais de irem para cidade. A escuridão para eles é a perda dos segredos, o contrário da alegoria da caverna, onde a luz, o esclarecimento são a verdade.
  O personagem de Lucious, vai ao encontro dos anciões para pedir permissões e então ir à cidade. Seu motivo é comprar medicamentos que possam ajudar os habitantes, como Noah e Ivy. Ele usa da razão e por esse motivo argumenta que poderia atravessar a floresta e não ser impedido por "aqueles dos quais não falavam", por não expressar suas emoções. Podemos dizer que ele utiliza da dialética, pelo uso da razão. Ao contrário do pai de Ivy, que utiliza um sofisma, já que seus argumentos são movidos pela emoção,por exemplo, quando propõem a formação da vila e tenta ganhar apoio para decisão de permitir Ivy, sua filha, de buscar medicamentos.
  Apesar de cega, Ivy pode enxergar melhor que os demais. Porem, essa afirmação é carregada de subjetividade e intuição que são opostos a razão, ainda que corretos. A canção que ela canta para sua irmã Kitty, remete a ideia da alegoria, onde uma vez que o homem obtém o esclarecimento, a luz, está impedido de voltar para as trevas. O trecho é " é hora de olhar o mundo lá fora e saber como as sombras vem e vão". E quando ela vai ao "mundo lá fora" comprova que pode ver o mundo também, ainda que diferente. Além de perceber que o "mundo" não é como haviam dito. Ela soube antes mesmo de ir dos artifícios da vila, conseguindo enfim o esclarecimento.

Mayara Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário