quarta-feira, 20 de abril de 2011

Resenho do GT4 - Internet e Política , Por Carla Dias

Introdução à Comunicação Política

Professor: Afonso Albuquerque

Aluna: Carla Silveira Dias

Matrícula: 21049030

No GT4 - Internet e Política / Sessão 1: “Internet, campanhas eleitorais e instituições políticas” - assistido por mim, no IV Encontro da Associação Brasileira dos Pesquisadores de Comunicação e Política, realizado no dia 14 de abril de 2011, foram abordados diversos aspectos e pontos interessantes sobre a política na internet. Cito aqui os tópicos abordados:

1. As Campanhas invadem o Twitter: uma análise da performance dos três principais candidatos à presidência da república em 2010 no Brasil, por Camilo Aggio (UFBA).

2. O Twitter na campanha eleitoral de 2010, por Wilson Gomes (UFBA) et al.

3. O uso da internet pelos candidatos aos governos estaduais e ao senado federal nas eleições brasileiras de outubro de 2010, por Sérgio Braga (UFPR) et al.

4. Modelo organizacional de partidos políticos na internet: um estudo

sobre o partido dos trabalhadores, por Adriane Figueirola Martins (UFF).

O fator mais intrigante e interessante à minha pessoa foram as curiosidades estatísticas apresentadas neste GT. Fica claro e evidente que a interação entre política e internet foi atenuante e até mesmo eficaz nessa ultima eleição, sendo que, os principais candidatos ä presidência da república de 2010, passaram de chats e blogs pessoais, para campanhas maiores com a utilização das redes sociais (twitter, facebook, Orkut..)

Desta forma, o candidato não espera apenas ter lidos seus pensamentos e propostas, mas sim uma resposta de seus eleitores. Ele passa a ter à sua disposição diversas ferramentas e recursos midiáticos para se relacionar melhor com seus eleitores, abrindo assim novos caminhos e possibilidades de expor suas idéias e suas propostas com criatividade e enriquecimento. Atividade que, tempos atrás, não seria tão enriquecedora em outras mídias como, ocorre na internet, por diversos fatores como por exemplo o limite de tempo, preço, etc.

Outro fator interessante foi a descrição dos candidatos usuários do Twitter nas eleições de 2010. José Serra (PSDB) foi um dos primeiros a aderir ao Twitter e efetuava maiores tentativas de dedicar seu tempo à interagir com seus candidatos. Os candidatos Marina Silva (PV) e Dilma Rousseff (PT), também conectados ao Twitter, aplicavam esse espaço mais intensamente para informar seus eleitores do que está ocorrendo, em que cidades estarão ou para qual outra mídia será concedida entrevistas.

Wilson Gomes (UFBA) tratou do assunto com louvor. De acordo com Wilson, os candidatos contavam, obviamente, com seus assessores para se comunicarem no Twitter, mas, obviamente não devemos descartar a hipótese de que muitas vezes estavam presentes oferecendo suas próprias opiniões e pensamentos.

Enfim, concluo que inevitavelmente a internet e, inegavelmente, principalmente as redes sociais foram surpreendentemente mais utilizadas e de suma importância nas ultimas eleições para presidência. As redes sociais servem como expressão e os eleitores encontraram aí uma nova forma de se expressar e se relacionar com seu candidato. Estes encontram uma nova maneira se apresentar suas idéias e propostas à seus eleitores de forma funcional, dinâmica, obtendo, assim, um retorno surpreendente nas eleições 2010.

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