quarta-feira, 20 de abril de 2011

GT6 : Cultura política, comportamento e opinião pública


No GT6 primeira sessão(Opinião Pública e Comportamento Político)  de quinta feira, tivemos a apresentação dos tarabalhos de Anderson de Almeida Cano Ortiz (UERJ/FACHA) e Gustavo Venturi (USP).
O primeiro trabalho levou o título de “Opinião pública, enxames e contornos visíveis da esfera pública na Web”. Nele foram discutidos uma proposta metodológica que utiliza mais recursos de TI como os bancos de dados e softwares. Esses forneceriam um campo de dados para ser tratado, juntamento com informações e assim transformá-los em conhecimento. Como exemplo de prática, foi levantado a transformação de softwares auto organizados no MIT no caso de gripe suína no México. Com base na quantidade de pesquisas feitas em rede sobre gripe suína nessa região, poderia ser estimado e mapeado uma possível epidemia.
Ainda no campo de internet, foi discutido a perecividade das redes, que implicam em um não mapeamento eficaz dos movimentos; o potencial de acessibilidade com a telefonia móvel e seus gadgets, que permitem ao público maior tempo de conexão; os conceitos de esfera pública e privada, devido ao processo de rápida transformação, o que torna difícil delimitar onde acabaria um e começaria o outro.
No campo público, o conceito dado por enxame precisou ser redefinido, pois houve uma dúvida entre os que estavam presentes e o objetivo do pesquisador. A confusão se deu por conta da divergência de atribuição de valor, pois ficou a impressão de um movimento disperso. No entento, foi relembrado que em muitos movimentos históricos o frenesi foi capaz de agregar pessoas independente do seu real objetivo, para formar uma massa que gera mais impacto que um pequeno grupo realmente engajado. Os desdobramentos desse movimento se dão após uma “desordem”.
O segundo trabalho apresentado levou o título de “Dilma presidenta: gênero, religião e valores morais em disputa na sucessão de Lula”. Nele foram expostos dados de pesquisas realizadas no ano eleitoral de 2010 e o acesso a internet como forma de acessar conteúdo eleitoral, por parte do público feminino.
Os dados relativos ao acesso à internet e público feminino foram:
  • o contato com produtos tecnológicos teve aumento de 30%;
  • o aumento do uso frequente de tecnologias fez triplicar o uso frequente da internet, que passa a resumir a finalidade do instrumento;
  • com o uso da rede a população pode se informar mais sobre os candidatos, propostas de cada um e do partido;
  • com o maior acesso os meios tradicionais (rádio, impresso e televisão) tiveram queda;
O período de uso da rede para ambos os sexos, na disseminação de informações é o do horário do trabalho, devido a facilidade de conexão, tempo disponível entre tarefas e o meio de trabalho.
Sobre intenção de voto para Dilma de homens e mulheres:
  • um dos motivos mais representativos foi a crença na continuidade da política de governo, indicação/aprovação do presidente anterior, E no caso das mulheres, uma indentificação de gênero que beira, ao meu ver, um esteriótipo.
Os temas morais e religiosos vs intenção de votos vs gênero:
  • ambos aceitariam que seu representante fosse negro ou mulher;
  • a homofoia foi mais tolerada entre as mulheres e teve certa reprovação pelos homens;
  • ambos demonstram expressiva rejeição se o candidato(a) pertencesse a alguma religião afro; a favor da legalização da maconha; a favor do aborto; não acreditar em Deus.
Conclusão:
  • em uma pesquisa realizada, americanos, alemães, brasileiros, ingleses e franceses deveriam se classificar politicamente, considerando 0 esquerda e 10 direita. No resultado, ficamos em segundo lugar, perdendo para americanos, em classificação de direita e mais conservadores.
  • o partido trabalhista (PT), teve queda de influência no Sul e aumento no Nordeste após os escândalos no governo. Porém, podemos dizer que no fim, o partido não chegou a perder a credibilidade com seu eleitor.


Mayara Caetano


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