segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mito da Caverna de Platão e A vila por Raquel Ramos

O mito da caverna de Platão retrata a história de homens que viviam em uma caverna acreditando que a vida era o que eles viam através das sombras que vinham da parte externa. E por terem nascido nessa condição não havia a menor dúvida de que aquilo era a verdade.
Até que um dia um desses homens consegue se libertar e ao se deparar com a realidade volta para contar ao restante. Porém, seus companheiros não lhe deram crédito por não saberem do que ele falava.

O filme A vila conta a história de pessoas que cansadas das decepções da vida moderna na cidade decidem criar uma nova história num vilarejo afastado da cidade. Elas são conhecidas como sábias ou anciãs e por esse título têm autoridade para aconselhar os mais jovens. Reforçando sua ignorância através do medo.

Nos dois casos existem pessoas presas em sua ignorância. É possível perceber a dificuldade que há em se desvencilhar do que a vida inteira acreditou-se ser a verdade.
Se olharmos bem não era difícil sair da caverna. Era só andar em direção a saída e pronto. Mas como andar até a saída sem saber que havia uma saída? A mesma coisa no filme. A dificuldade não é sair do vilarejo e andar até a cidade mas saber que existe uma cidade repleta de verdades, questões, sentidos.

Concluindo, ambos os casos apontam a dificuldade do homem que não consegue se libertar de suas amarras, daquilo que considera verdade. Mas quando há a libertação é possível então alcançar o esclarecimento.

2 comentários: