segunda-feira, 25 de abril de 2011

Tratado da Argumentação e Obrigado por Fumar, por Bruno Pestana.

No filme "Obrigado por Fumar", o personagem principal, Nick Naylor, é assessor de uma fábrica de cigarros e viaja por seu país realizando palestras e dando entrevistas que tratam da amenização do que se conhece sobre os males do hábito de fumar. Nick deve então argumentar persuadindo e convencendo seus ouvintes, nas diferentes mídias.
O filme relaciona-se com o texto Tratado da Argumentaçã, dos autores Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, na ideias dispostas no texto de que um narrador deve adequar seu discurso de acordo com os diferentes tipos de público e de que há uma distinção entre persuadir e convencer. Essa distinção estaria relacionada ao fato de que a persuasão é ligada a emoção, estando diretamente ligada a estimulos de vontade e o convencimento, por sua vez, é algo ligado a estímulos mais racionais.
Tanto no texto quanto no filme, fica clara a ideia de que um narrador deve saber administrar a persuasão e o convencimento para que haja uma boa argumentação e que esses elementos devem ser moldados por esse narrador de acordo com o público ao qual ele se dirige.

Nenhum comentário:

Postar um comentário