quarta-feira, 20 de abril de 2011

Resenha do GT3 do IV Encontro da Associação Brasileira dos Pesquisadores de Comunicação e Política, por Marcela Miranda

No GT3 - Comunicação Institucional e Imagem Pública, do IV Encontro da Associação Brasileira dos Pesquisadores de Comunicação e Política no dia 14 de abril de 2011, foram exibidos quatro trabalhos na 1ª sessão “Campanhas Eleitorais e Imagem Pública”:
O primeiro deles foi Eleições, Pesquisas e Estratégias de Marketing: a campanha eleitoral de Micarla de Sousa em Natal (2008), exposto por Emmanuel de Sousa Campos (UFRN) que analisou as estratégias de marketing no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral da candidata já mencionada e destacou o uso feito por Micarla, da imprensa que solidificou sua imagem pública através de entrevistas em programas de televisão da emissora do pai, sempre voltada para populares e jovens, onde enfatizava assuntos como saúde e segurança pública e utilizava a imagem da mulher como perfil da campanha. Sua filiação com João Ivan foi essencial para atingir o setor médio da sociedade.

O segundo trabalho foi apresentado por Luciana Panke (UFPR), Lucas Gandin (UFPR), Taiana Bubniak (UFPR) e Tiago César Galvão (UFPR) com o título de “O que os candidatos à Presidência do Brasil falaram nos programas do HGPE, nas últimas eleições?”. Expuseram a primeira fase das pesquisas do seu trabalho, que tem como objetivo ver as marcas e o poder de persuasão dos candidatos. Focaram no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral do primeiro turno das eleições de 2010, pois acreditam que é o meio que mais atinge o público, já que a televisão é o veículo de massa mais procurado. Elencaram categorias para classificar as campanhas dos candidatos como, por exemplo, a duração dos programas, os assuntos mais e menos abordados e as características mais marcantes, como a presença de ironias, discursos mais pragmáticos ou emocionais.

O terceiro trabalho intitulado Mídia e política: a construção da candidatura de Aécio Neves como presidenciável em 2010, por Érica Anita Baptista Silva, que analisou as prévias para a escolha do candidato a presidência do PSDB e as posições tomadas pelo Jornal Estado de Minas diante da preferência do candidato Aécio Neves através da comparação feita por esse meio de comunicação, com o avô Tancredo Neves pelas habilidades políticas em comum, destacando-se as qualidades diferenciadas do candidato José Serra. Apontou as mudanças de sentido nos discursos da 1º e 2º edição online, exemplificando com amostras de jornais.

A quarta apresentação foi feita por Rogério Ferreira Silva (IFBA) com o titulo de As representações sociais de Heloísa Helena no Roda Viva – TV Cultura nas eleições presidenciais de 2006.
Ele analisou a entrevista dada em 12 de junho de 2006, anterior à campanha eleitoral que durou 1 hora e 40 minutos e destacou o formato da entrevista que permitiu o desenvolvimento da candidata do PSOL e elencou os assuntos abordados como, por exemplo, o modelo de desenvolvimento econômico e social, a corrupção, o programa do partido e do governo, a governabilidade.
Ao final de cada trabalho eram abertas as discussões e questões para os presentes e o orientador Rudimar Baldissera – UFRGS emitia algumas considerações.

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