segunda-feira, 25 de abril de 2011

MESA: Novas midias, o que muda na politica?

Nesta mesa tivemos o debate acerca do impacto das novas midias sobre a politica, que vem alterando conceitos e promovendo demais debates importantes.
O quadro politico sofreu determinadas alterações desde a tendencias do uso do CMC, seja para divulgação e/ outras finalidades.
Essa tendencia vem acirrando as relações de poder entre sociedade, estado e partidos, bem como modificando o mode do " fazer politica".
Podemos dizer que um grande impacto foi no que tange a comunicação e acessibilidade, tornando também o fazer politico mais facil, explicito, visto a amplitude do alcance social da rede, o que desencadeia em novos processos politicos ,de relações e processos eleitorais. Porém isso tudo pode causar um tensionamento entre visibilidade e credibilidade, pois estar na rede e acessivel a todos nao significa verdade e / ou correto, visto que nao ha provas acima do exposto.
Pensando na logica da comunicação, este processo de CMC através das novas midias faz com que o estado/poder se estruture e re-estabeleça estrategias, como num processo de dominação, fazendo com que este mkt e comunicação politica proporcione maior visibilidade, mas que por outro lado questione a questao da credibilidade.
Pode-se destacar ainda dentro desta questão algumas consequencias como : reconhecimento - a tecnologia permite " ser e ser visto" ; autonomia de criação de redes e estruturas proprias ; pertencimento - identidade compartilhada com o outro ; amplificação - capacidade de amplificar sua voz em um espaço publico ; Reprodução independente e de qualidade; repercussão - interesse de outros grupos ; multipliciadade de informação - cria a possibilidade de organizar essas informações ocasionando a escolha por parte da sociedade - ; interatividade entre sociedade midia e poderes; afetividade - relações afetivas e virtuaisque se mistruam com o mundo real tendo a ideia de maior participção politica pela sociedade ; publicidade e propagando - persuassão e estrategias de comunicação ; ideia de memorias - documentalçao e resgistros de fatos historicoas entre outros.
Logo podemos concluir que o estado propoem este estreitamento da ralação no novo modo de fazer politica atraves da comunicação mediada por computadoras e nvoas midias, porém devemos ressaltar que para que tudo ocorra de tal forma, o politico deve saber falar e transmitir seu pensamento e ideias, de forma clara e objetiva, preocupando com a veracidade das informações obtidas e repassadas através destas novas midias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário