quarta-feira, 20 de abril de 2011

Resenha Compolítica - Por Alex Vieira Oliveira

GT 4 – Internet e Política – sessão 1

A primeira sessão, o palestrante Sérgio Braga utilizou o seguinte tema: O uso da internet pelos candidatos aos governos estaduais e ao senado federal nas eleições brasileiras de 2010. A pesquisa foi feita com dados que foram obtidos durante as 2 últimas semanas antes das eleições de outubro, ao entrevistar mais de 2 mil pessoas com idade entre 18 e 65 anos. Uma das conclusões obtidas foi a não adesão à campanhas de internet por partidos políticos de esquerda quando seus candidatos eram apenas regionais. Outro ponto que foi avaliado foi a forma como os candidatos utilizavam a internet para sua campanha através de seus websites oficiais. Pois os candidatos não utilizavam esse espaço como um meio para discussões com o intuito de interagir e disseminar seus ideais de campanha e assim estar mais perto do seu público alvo.

A Segunda palestra foi ministrada pelo palestrante Camilo Aggio, e tinha o seguinte tema: A campanha política dos 3 principais candidatos à presidência. O autor utilizou como principal foco as campanhas destes candidatos utilizando o microblog Twitter. O principal motivo dessa utilização deveu-se pelo fato do candidato não poder apagar mensagens ou perguntas inapropriadas dos seus seguidores (eleitores). E por isso não utilizou os sites oficiais dos candidatos. A conclusão apresentada foi a que os candidatos utilizaram essa ferramenta de forma diferente. A candidata do PT, Dilma Roussef, foi a que menos interagiu com o seu público. Respondendo a no máximo 10 perguntas durante sua campanha. Motivo da pouca interação foi a possível liderança das pesquisas durante todo período eleitoral e o medo de possíveis perguntas que pudessem abalar sua campanha. Já o candidato José Serra utilizou a rede social para divulgar sua agenda de campanha, e fazer algumas piadas sobre assuntos cotidianos. A ideia principal era tentar melhorar seu carisma com o eleitorado. E a candidata do PV, Marina Silva, foi a que mais utilizou o twitter. Usando-o como canal direto para tirar dúvidas de suas plataformas de governo e, consequentemente, aumentar suas intenções de voto. Isso ficou claro por ter sido a candidata que alcançou mais seguidores na rede social, segundo o autor da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário