segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Mito e A Vila

Estudos de Mídia – 2° Período – 1° Semestre - UFF

Disciplina: Introdução à Comunicação Política

Professor: Afonso Albuquerque

Aluna: Noemi Trindade Pimentel Simões Alcantara

Tema: O Mito da Caverna (Platão, em A República) e o filme A Vila (The Village)


O Mito da Caverna, também conhecido como Alegoria da Caverna, narrado por Platão, resume-se na apresentação simbólica de homens acorrentados no interior de uma caverna desde o principio de suas vidas. A caverna possui uma faixa de luz que viabiliza a projeção de sombras da vida do lado de fora. Os homens que a habitam acreditam, pelo simples fato de só conhecerem aquela realidade, que as sombras projetadas na parede da caverna são o único modo de vida, ou seja, acreditam que estão contemplando a realidade.

Em determinada ocasião, um dos homens consegue libertar-se das correntes e sair da caverna. Após tomar conhecimento da realidade que reside fora da caverna, ele retorna para narrá-la a seus companheiros de clausura que existe todo um mundo além daquele que eles conhecem, ou seja, além das projeções das sombras.

Este conto nos demonstra a saída da ignorância para a conquista do pensamento racional. Segundo Platão, existem dois mundos, o das Idéias e o dos Sentidos, e para que possamos atingir a racionalidade, devemos nos abster dos nossos sentidos.

O filme A Vila, conta a história de um conjunto de pessoas que vivem isoladas do restante da civilização. Os habitantes mais velhos, conhecidos como sábios ou anciãos e que foram responsáveis pela criação da realidade da vila, transmitem a idéia, aos mais jovens, de que fora da vila existem criaturas perigosas, para que através da incitação do medo, eles aceitem a realidade que lhes é proposta e permaneçam isolados na vila.

É neste ponto que é viável observarmos a semelhança entre o Mito da Caverna e o filme A Vila. Pois, os habitantes mais novos da vila seriam os homens acorrentados na caverna descritos por Platão. As correntes os anciões e as sombras seriam toda a realidade criada a cerca da vila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário