domingo, 1 de maio de 2011

Maquiavel e o Ajuste Final

Em o Ajuste Final, Tom Reagan é o homem de confiança de Leo, um poderoso gangster que controla parte da cidade de Chicago na década de 1930. A relação entre os dois acaba quando Leo descobre o envolvimento de sua namorada com Tom. Este então começa a trabalhar com Johnny, o maior rival de seu ex-chefe. A rivalidade entre os dois gangsteres cresce de tal maneira, que logo toda a cidade entra em guerra e Tom, com toda sua astúcia, passa a ser a principal peça desse jogo.

Na sua obra “O Príncipe”, Maquiavel tem como objetivo oferecer conselhos ao príncipe de seu país de como se portar e agir, visando manter a longevidade no trono e obter a aprovação dos seus súditos. Podemos relacionar alguns conceitos de Maquiavel com algumas situações presentes no filme.

Maquiavel afirma que o príncipe deve preocupar-se mais em ser temido do que amado, porém deve agir procurando evitar ser odiado, uma vez que o ódio pode levar a formulação de conspirações contra sua vida. Pois é exatamente o que ocorre com Leo, conhecido como o “chefe” na cidade, que sofre um atentado em sua casa, e de uma maneira inacreditável consegue sobreviver.

Para Maquiavel, o príncipe deve aconselhar-se sempre que achar necessário, indagando bastante e ouvindo o que lhe é respondido com paciência. O papel que Tom desempenha para seus chefes é justamente de aconselhador, devido a sua inteligência e capacidade de ver as situações por outro ângulo. Essas características permitem a Tom influenciar os outros personagens, visando assim manter o controle do jogo.

Outro conselho dado por Maquiavel ao príncipe é que o mesmo deve saber alinhar a natureza do homem, que combate através da lei, com a natureza do animal, que se utiliza da força, pois uma desacompanhada da outra gera instabilidade. Sendo necessário ser um bom simulador e dissimulador. Essa é uma das principais características de Tom, o que fica evidente principalmente em uma das ultimas cenas do filme, em que Tom, com toda a sua astúcia, arma uma armadilha para pegar Bernie (o homem que o chantageava) e Johnny.

Podemos perceber então que o filme utiliza muitas das teorias de Maquiavel para desenrolar um violento jogo de poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário