segunda-feira, 2 de maio de 2011

"O Príncipe" e o "Ajuste Final"

Ao analisar o livro “O Príncipe”, de Maquiavel, e o filme “Ajuste Final” (Miller's Crossing), dos irmãos Coen, é possível traçar uma linha com inúmeros pontos de semelhanças e analogias.

No livro, Maquiavel faz o papel de conselheiro do príncipe no filme, Tom Ragen, personagem central da trama, é visto como um “homem de confiança”, capaz de olhar, analisar e perceber os fatos por diversos ângulos, portanto, um indivíduo ao qual muitos (de mafiosos à policiais) recorrem para obter conselhos, orientações. O foco do livro gira em torno da questão de como conquistar e manter o poder, arte que Tom mostra conhecer muito bem, no filme. Maquiavel escreveu que “um príncipe deve estimar os grandes, mas não se fazer odiado pelo povo” (capítulo XIX), frase que se aplica à diversos atos de Tom, que possui amizade com políticos, policiais, mafiosos poderosos mas também não deixa de dar atenção ao barman do restaurante, por exemplo. Ao ler capítulo XVII, em que Maquiavel discorre sobre “se é melhor ser amado que temido, ou antes temido que amado”, vemos muito de Tom e sua maneira de exercer o poder perante os outros personagens, agindo racionalmente. Maquiavel coloca o conceito de que para governar perfeitamente é necessário que o príncipe consiga ser raposa (ágil, inteligente) e leão (brutal), porém Tom se coloca durante toda a narrativa apenas como raposa, não conseguindo ser leão, ou seja, não conseguindo matar Bernie naquele primeiro momento. Com o decorrer da história, ao final do filme Tom adquire a brutalidade necessária, torna-se leão e consegue executar seu plano feito com mente de raposa e brutalidade de felino.

Assim, vemos que Tom possui tanto as características do conselheiro (auxiliando, dando orientações àqueles homens poderosos e que acreditam em suas palavras, como Leo e Caspar) como do príncipe ideal, descrito por Maquiavel. Portanto, na narrativa fílmica temos um personagem que pode ser comparado tanto ao conselheiro quanto ao príncipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário